A Diabetes é atualmente um programa de saúde prioritário, no contexto do Plano Nacional de Saúde, pela sua crescente incidência e prevalência, acompanhada de elevada morbilidade e mortalidade. A Diabetes tipo 1 é uma das doenças crónicas mais comuns em idade pediátrica. Está a aumentar 3% por ano nas crianças e
adolescentes e 5% por ano nas crianças em idade pré-escolar. Estima-se que, a nível mundial, 70.000 crianças com menos de 15 anos desenvolvam Diabetes em cada ano, quase 200 crianças por dia. Desta estimativa 440.000 são crianças com idade igual ou inferior a 14 anos e destas 20% são crianças europeias.
O profissional de saúde deve ter em conta os aspetos únicos relacionados com o
tratamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1, como as alterações á
sensibilidade à insulina, o crescimento físico e sexual, a capacidade para o autocuidado, a supervisão na creche e no ambiente escolar, a vulnerabilidade neurológica, a hipoglicemia, a hiperglicemia e possíveis efeitos neuro cognitivos adversos da cetoacidose diabética. (ADA, 2024)
A IDF, também refere que “Todas as pessoas jovens com Diabetes têm direito a receber tratamento médico competente e educação sobre a Diabetes, por parte de uma equipa com experiência e compreensão das necessidades médicas e psicossociais dos jovens e seus familiares”. Assim, as equipas de saúde necessitam de saberes e competências biomédicas, pedagógicas e relacionais que permitam a gestão partilhada da doença crónica e contribuir para uma melhor qualidade de vida.
Pretende-se que, no final do curso, os participantes sejam capazes de desenvolver as suas competências, nas equipas de saúde em que estão integrados, no que se refere ao cuidar da criança e jovem com Diabetes tipo 1.
Duração
8 horas e-learning assíncrono
Formadores
Assistente Social, Enfermeiros, Médicos, Nutricionistas, Psicóloga e
Técnico Superior de Saúde
Destinatários
Médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos
Requisitos
Pertencer a uma equipa de saúde que preste cuidados a crianças e jovens com DM1
Modalidade
e-learning assíncrono
Preço
140€
Diretor Clínico e Pedagógico
João Filipe Raposo
Coordenação do Departamento de formação
Ana Cristina Paiva e Rita Nortadas
Coordenação do Curso
Marina Dingle e Rosa Pina
Formadores
Ana Duarte, Ana Lúcia Covinhas, Ana Pereira, Duarte Matos, Madalena Sales Luís, Mafalda Pinto, Maria João Afonso, Marina Dingle, Marisa Araújo, Rogério Ribeiro e Rosa Pina
Módulos e-Learning
Módulo 1- DM1 ( Definição, Fisiopatologia e Objetivos)
Módulo 2 – Insulinoterapia ( Múltiplas Doses Insulina/Perfusão Subcutânea
Continua de Insulina/ Conceito FSI, Ratio Insulina /HC e Insulina Ativa)
Módulo 3- Sistemas Híbridos
Módulo 4 – Aspetos práticos da Insulinoterapia (Múltiplas doses insulina/
Dispositivos perfusão subcutânea contínua de insulina)
Módulo 5 – Monitorização contínua da glucose
Módulo 6- Complicações Agudas (Protocolo tratamento hipoglicemia / Cetose-cetoacidose / Protocolo tratamento Hiperglicemia e Corpos cetónicos / Dias de doença)
Módulo 7- Terapêutica nutricional (Conceitos / Contagem HC / Outros fatores alimentares a considerar no controlo glicémico / Estratégias com MDI e PSCI)
Módulo 8- Atividade Física ( Efeitos / Ajustes/ Casos práticos)
Módulo 9 – Registos, Plataformas de dados e Apps
Módulo 10- Criança e Jovem com DM1 na escola
Módulo 11-Educação Terapêutica
Módulo 12 –Aspetos psicossociais da Diabetes
Módulo 13-Serviço social
Módulo 14-Diabetes tipo 1 : Mudança de paradigma (Prevenção , Rastreios / Novas perspetivas terapêuticas)
Módulo 15- Viagens (Cuidados em viagens)
Formação em e-learning assíncrono - Para término do curso, o formando deverá realizar a avaliação sumativa final (teste) e proceder ao preenchimento da avaliação de satisfação do curso após completar todos os módulos e o teste.
O Certificado da formação ficará disponível em formato digital (PDF) após a conclusão do curso com aproveitamento. Quanto à documentação, estará disponível para consulta durante os seis meses seguintes ao término do curso.